quinta-feira, 4 de outubro de 2007

PROJETO ANUAL EJA-

AMBIENTE: RESPOSTA DE NOSSAS AÇÕES
São Luiz Gonzaga, Março de 2007.

Escola Estadual de Ensino Médio Gustavo Langsch – Polivalente
Alunos Atendidos - Alunos da EJA e Professores.


INTRODUÇÃO
.

O grupo de professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao delimitar o projeto anual de 2007 sentiu necessidade de trabalhar assunto relacionado ao “aquecimento global”. Cada um apresentou propostas sugestões e delimito-se o tema em: “Ambiente: resposta de nossas ações”.


A fala da pesquisa Participante que contempla o trabalho é: As guerras, o terrorismo, a ganância do homem desenfreada acabando com a natureza e envenenando as águas”.Esta fala está dentro do tema gerador da (P.P. 2006)que é “Que um dia o mundo seja melhor”. Dessa forma destacando o contra-tema: Na participação o exercício do direito de cidadania, compromisso sócio-político-econõmico-cultural, superando o conformismo, o individualismo, a omissão, a desesperança, a apatia”,que estabelece a atuação pedagógica em que o educador deverá realizar para realmente atender a angustia expressa na fala da Pesquisa Participante
.
DESEVOLVIMENTO
.
Mas o que observamos? Incêndios, florestas devastadas, rios assoreados e poluídos e espécies em extinção. Sobreviverá o homem? Ou desaparecerá, também, vítima de sua própria depredação?” (p.16,2000 CUT Comissão de Meio Ambiente).

.
Através da citação fica explícita a preocupação do autor com os problemas ambientais que o mundo inteiro está sentindo em relação a destruição do ambiente. Assim como o autor pessoas com sensibilidade ecológica e conhecedora do que estabelece a Constituição Federal de que (...) todo o ser humano tem direito ao ambiente ecologicamente equilibrado, aponta a existência de um direito vinculado a hipótese de um bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, preocupa-se com os recursos naturais, buscando direcionar ações para que se tenha condições favoráveis para a sobrevivência humana.
.
Através de análise dos últimos acontecimentos em relação ao ambiente pode-se observar que toda essa tragédia é uma resposta que a natureza está dando ao homem pela suas atitudes de: desmatar, queimar lixo em lugares inadequados...Respostas...desabamentos, enchentes, estiagem e, por último, aquecimento global que está inquietando e apavorando a população mundial, fazendo com que toda a sociedade se mobilize para amenizar esse grande problema ambiental.

.
A comissão da ONU tem se mostrado preocupada com o aquecimento global e tem publicado vários artigos enfatizando a necessidade que o “mundo” tem de buscar solução para esse problema. Na edição do jornal Correio do Povo de 1º de maio de 2007 tem destaque a manchete dizendo que o mundo tem tecnologia e dinheiro para frear as mudanças climáticas perigosas, bastando apenas vontade política e compromisso dos governos para evitar uma catástrofe.

.

Diante dessas constatações, cabem a nós educadores sensibilizar os educandos sobre sua relação com o meio, desenvolvendo um processo educativo que contemple tanto o conhecimento científico como os aspectos subjetivos da vida, caracterizando-se, assim, num espaço de troca de conhecimentos, de experiências. Estas constatações justificam o presente projeto.

.
O objetivo geral para o desenvolvimento do projeto geral proposto ara atingir o tema destacou-se: conhecer as razões do aumento de temperatura do planeta e suas conseqüências no espaço mundial.
Os objetivos específicos são:


.
- Refletir sobre os efeitos dos produtos químicos na saúde, no ambiente;
- Conhecer problemas que o aquecimento global pode provocar na vida dos seres vivos e no ambiente;
- Relacionar a vida do índio de antigamente e o de hoje;
- Contribuir para uma relação de respeito ao ambiente em que se vive;
- Modificar práticas para proteger o ambiente, levando à comunidade atitudes concretas.
.
A metodologia do trabalho está vinculada às falas da Pesquisa Participante e se buscará contemplar as angústias e a falta de conhecimento que os educandos têm em relação aos problemas ambientais. O trabalho partirá da reflexão- ação- reflexão, formando novas concepções e comprometimento na busca para melhorar as condições de vida dos seres vivos.

.
Na avaliação será feita análise dos objetivos atingidos no grupo e a participação de cada um no contexto de sala de aula buscando algo mais,visando uma reconstrução que supere o entendimento anterior na busca de novas aprendizagens, tornando-se práxis de vida.

Um comentário:

Débora Leone disse...

Olá pessoal!

Tenho um blog inaugurado ontem que se chama Gente que Salva o Planeta e estou procurando no país e no mundo pessoas que estão fazendo alguma coisa para salvar a Terra. Adorei esse blog e achei fantástica a iniciativa da turma de discutir as questões ambientais. Eu gostaria de divulgar esse trabalho de vocês, escrevendo um artigo no meu blog. Para isso, eu gostaria de saber como ele começou e de quem foi a idéia, qual a idade dos alunos e como são debatidas na sua escola as questões ambientais. Quero escrever sobre vocês! Escrevam para leonedeb@gmail.com
Abraços,

Catarina